sábado, 22 de junho de 2013

"Robô amigo"o seu futuro companheiro de trabalho


Hoje em dia, as grandes indústrias investem rios de dinheiro em novas tecnologias, e com o passar do tempo a mão de obra braçal tem sido deixada de lado, as grandes montadoras automobilísticas por exemplo, a maior parte dos serviços é feita por máquinas programadas por computador, e muitas com precisão milimétrica, que claro um ser humano normal por mais capaz que seja, levaria muito mais tempo para elaborar e exercer tal função.

 A grande dificuldade encontrada nesse  mundo onde máquinas e homens dividem o mesmo espaço é a interação do ser humano, que diante de montoeiras de metal, fios e chips, se sente um "peixe fora d'água", e a quantidade de acidentes que já ocorreram em locais que se utilizam robôs para execução de tarefas é muito grande, pois na maioria das vezes eles são programados para exercer uma determinada função, e se baseiam apenas nisso, sendo assim não identificam a presença de pessoas ao seu redor.

 ele reconhece obstáculos e aproximação de pessoas,e também pode ser programado para execução de várias tarefas.

 Observando atentamente essa situação, um dos fundadores da empresa Rethink Robotics ( em tradução livre, "Repense a Robótica"), que busca revolucionar o mercado dos robôs industriais, lançou no ano passado o Baxter, robô cujo qual tem a função de ajudar na linha de montagem. ele é composto de braços flexíveis e uma tela de LCD com um rosto, que serve para deixa-lo mais "amigável", e a principal função é indicar para onde sua atenção está voltada. Além disso ele reconhece obstáculos e aproximação de pessoas,e também pode ser programado para execução de várias tarefas.

Fonte:veja.abril.com

Nenhum comentário: