quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dinheiro Virtual... BITCOIN. "A moeda do futuro?"

Uma carteira digital identificada por 34 caracteres armazena a moeda.


Fonte: Revista Veja Info

  Em abril deste ano, o BITCOIN chegou a patamares exorbitantes, e atingiu um valor jamais visto por investidores, e bolsas de economia do mundo todo.  A moeda chegou a custar mais caro que o ouro, pra ser mais exato, cinco vezes mais.  Confira agora um pouco mais sobre essa nova economia, criada em 2008 por um desenvolvedor misterioso, chamado Satoshi Nakamoto.
 




  O plano de Nakamoto era montar um sistema que permitisse transferências, depósitos e pagamentos online, de diferentes países, de forma rápida e sem burocracia, e melhor de forma anônima sem uso de intermediários.
Um dos grandes feitos que ele conseguiu, foi o de manter a originalidade da moeda, pois até hoje ninguém falsificou BITCOINS.  Para gerar as moedas são utilizados"mineradores" digamos que eles se baseiam nos antigos mineradores de ouro, trabalhando de maneira parecida, informatizado é claro, são utilizados super computadores integrados a rede através de um software, competem entre si, resolvendo complexos problemas de matemática. 
Aqueles que encontram a resolução do problema primeiro,  recebem um bloco de BITCOINS.  Isso ocorre a cada dez minutos, e o nível só aumenta, na primeira fase, cada bloco rendia 50 moedas virtuais, a cada 210 mil blocos minerados, a bonificação diminui pela metade. Desde de dezembro de 2012, caiu para 25 BITCOINS.
E  só evolui, é estimado que o último bloco minerado seja em 2140.



 Super minerador de BITCOIN

"Mas quem usa essa nova moeda?" Que tem dado o que falar, e promete inovar a economia que atualmente conhecemos, e somos obrigados a nos enquadrar aos seus padrões.
Grandes investidores tem se interessado pelo sistema, quebrando o mito de que estava restrito apenas a programadores e entusiastas de tecnologia.
Um exemplo disso são os irmãos gêmeos Tyler e Cameron Winklevoss,  eles  ficaram conhecidos por terem processado Mark Zuckerberg, acusando-o de roubar sua ideia para criar o Facebook.
Os irmãos ostentam uma quantia em BITCOINS avaliada em 11 milhões de dólares, de acordo com o jornal The New York Times eles guardam as chaves de segurança em pen drives depositados em cofres de três bancos.


Fonte imagem: tecmundo
                     Os irmãos ostentam uma quantia em BITCOINS avaliada em 11 milhões de dólares


 Mas o que já se comprou ? ... E o que dá para comprar com BITCOIN?
Um fato curioso, mas a primeira transação feita seria a compra de duas pizzas utilizando a moeda, que custaram  10 mil BITCOINS, na época convertido para moeda americana  daria 25 dólares, se fosse hoje seria as pizzas mais caras do mundo, cerca de 2 milhões de dólares na cotação mais alta. E atualmente já se pode pagar um fim de semana ou uma  temporada em uma pousada. Na praia de Maresias em São Paulo por exemplo.  O site bitcoincoffee.com está esperando suas preciosas moedas, 100 gramas  de café custam 0,857 bitcoins,  produtos eletrônicos também estão nessa lista o  site bitcoinstore.com aguarda você. Os blogueiros que tiverem posse de algumas moedas poderão pagar domínios, temas e plugins para blogs, o wordpress passou a aceitar bitcoins de pagamento.

 Bom, com certeza muitos outros comerciantes já estão se adequando a essa nova economia, é bom ficar atento pois o sistema está cada dia mais popular e com o alto índice de investidores interessados, logo pessoas comuns, você consumidor normal que está habituado aos reais, dólares,  euros e outros, logo estará integrado automaticamente, e sem notar estará usando seus BITCOINS também.
Por enquanto os interessados em minerar esse tesouro, podem tentar obter um um computador Avalon ASIC por  72,36 BITCOINS ... mas a fila de espera é bem longa, então paciência. 


 Fonte imagem:bitcointalk.org

                                                          Computador Avalon ASIC

Nenhum comentário: